18 de setembro de 2016

Institucional

A Rede Agroecologia-CO, – Rede de Núcleos de Estudos em Agroecologia-CO: Agroecossistemas de base agroecológica no Centro-Oeste brasileiro no Cerrado Brasileiro foi constituída com a parceria de várias instituições do Centro-Oeste.

A rede de caráter regional pretende integrar-se com a comunidade científica nacional e internacional, e integra docentes, pesquisadores, extensionistas, estudantes e profissionais de instituições de todo o mundo que trabalham com a gestão sustentável de áreas agrícolas, tratando de temas ligados a Agroecologia e o uso dos produtos das sociobiodiversidade.

A integração e a parceria que ocorrem em Redes desta natureza são de fundamental importância para o desenvolvimento do território rural e o progresso da ciência e da Tecnologia, proporcionando intercâmbios proveitosos e de alta significância para uma Agricultura sustentável nos trópicos, além da geração de parcerias de grande impacto e lançamentos de novas tecnologias.

A expansão das áreas de produção orgânica e de base agroecologica tem aumentado paulatinamente a participação da região. Esse cenário econômico proporciona amplas oportunidades para debate sobre questões ambientais relativas ao uso sustentável dos recursos naturais, visando sua conservação conjuntamente ao desenvolvimento econômico.

Os parceiros se propõem organizar uma Rede de alta qualidade, proporcionando aos participantes uma rica troca de experiências e práticas, bem como o compartilhamento do conhecimento advindo de pesquisas e estudos voltados para o tema Agricultura e Meio Ambiente, com especial destaque para os problemas que ocorrem na região do Bioma Cerrado e no Brasil. A REDEAGROECOLOGIA-CO permitirá, ainda, um importante intercâmbio com pesquisadores de outros países, que também apresentam problemas nesta temática, semelhantes aos nossos, propiciando maiores avanços da ciência em nosso país.

Para as ações da Rede consta na Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás do espaço EDEM que é um local com um sistema agroflorestal e monitoramento da influência na qualidade da água do recurso hídrico. Há edificações sendo uma Sede da Rede (150 m2) e laboratórios com vista a monitoramento em Loco destas ações na qualidade ambiental e análise dos produtos da biodiversidade com o intuito da produção de energia via biomassa. Há um Projeto Agroecológico Integrado Sustentável (PAIS) com um galinheiro no meio onde há produção de hortaliças. Há arboretos com espécies nativas do cerrado. Ensaios com adubos verdes, ensaios com adubação orgânica no Pequi e unidades com plantas medicinais orgânicas. Há neste espaço também um Centro Vocacional Tecnológico Apinajé e o Centro de Referência Segurança Alimentar, Nutricional e agroecologia.

Tem forte tradição atuação em pesquisa, Ensino e Extensão ligada a essas temáticas e na formação de profissionais de nível superior promotores do desenvolvimento rural na região, particularmente por meio de seus cursos de graduação nas áreas de Agronomia, Medicina Veterinária e Engenharia de Alimentos e informal por meio de ações de extensão.