Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home3/redeag16/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Brasília Agroecológica 2017: tema do evento valoriza resgate de experiências na América Latina • Rede Agroecologia Centro Oeste
22 de setembro de 2016

Brasília Agroecológica 2017: tema do evento valoriza resgate de experiências na América Latina

noticia-1
Foto: Mariane Vidal

A comissão organizadora do evento Brasília Agroecológica 2017 definiu o tema que vai representar os quatro congressos simultâneos agendados para setembro do próximo ano na capital federal: “Agroecologia na transformação dos sistemas agroalimentares na América Latina: memórias, saberes e caminhos para o Bem Viver”.

O tema busca contemplar a programação unificada dos seguintes congressos e seminários: VI Congresso Latino-americano de Agroecologia, X Congresso Brasileiro de Agroecologia, IX Encontro Nacional dos Estudantes de Agroecologia e V Seminário de Agroecologia do DF e Entorno.

“A agroecologia está aterrada nas experiências milenares praticadas por povos tradicionais no Brasil e na América Latina”, conceitua a pesquisadora Mariane Vidal, presidente da comissão organizadora do evento, ao sinalizar que a América Latina foi o berço e, atualmente, é uma referência para os países do Hemisfério Norte em experiências de agroecologia.

No tema do Brasília Agroecológica 2017, o conceito de sistemas agroalimentares envolve a produção, o abastecimento e o consumo, ou seja, envolve não somente agricultores, mas também consumidores, em uma lógica de relação campo-cidade. “A produção de alimentos não é um assunto somente para produtores. Se você come, isso também te diz respeito”, pondera a pesquisadora.

Mas de que maneira a agroecologia pode transformar os sistemas agroalimentares? O tema sugere a transformação por meio de memórias, saberes e caminhos para o bem viver. O eixo das memórias evidencia a necessidade de resgatar as experiências latino-americanas, enquanto os saberes buscam reconhecer a importância de tais experiências para a consolidação do conhecimento adquirido ao longo do tempo nessa área.

Por último, o caminho descortina um olhar para o futuro a partir do estado atual, com a finalidade de afirmar uma proposta de construção e de bem viver para toda a América Latina. “O bem viver refere-se à perspectiva de valorização do local como base para o desenvolvimento. É, ao mesmo tempo, resgatar e potencializar as experiências, as práticas e os saberes para manter e preservar a herança de tradições e culturas”, explica Mariane.

Sobre o evento

O Brasília Agroecológica está agendado para o período de 11 a 14 de setembro de 2017, no centro de convenções Ulysses Guimarães, e sua abertura coincide com o Dia do Cerrado, segundo maior ecossistema brasileiro. A expectativa é que o evento reúna, por dia, cerca de cinco mil pessoas vindas de todas as regiões do Brasil e de outros países da América Latina.

Na programação única, que será compartilhada pelos congressos, além de apresentações técnico-científicas, haverá espaços participativos e transdisciplinares de reflexão e construção como relato de produtores, intercâmbio de experiências, feiras e atividades culturais. O objetivo é contribuir para as discussões da temática e promover avanços teóricos, práticos e políticos no campo da Agroecologia.

A realização do evento na capital federal insere a cidade no cenário internacional das discussões sobre agroecologia e também fortalece as experiências regionais de construção do conhecimento de base agroecológica. A organização do evento reflete um processo horizontal, no qual mais de 40 instituições ocupam um papel importante na articulação e na realização do Brasília Agroecológica 2017.

Fonte: Embrapa