Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home3/redeag16/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Sobre - Saiba mais sobre a Rede Agroecologia Centro-Oeste
18 de setembro de 2016

Sobre

Dados indicam que cerca de 50% e 12% do Cerrado e Pantanal, respectivamente, encontram-se em estado de degradação, motivado, principalmente, por práticas econômicas não-sustentáveis. Muitas espécies vegetais nativas assim como inúmeros microrganismos apresentam potencial para utilização na indústria de alimentos, cosméticos, farmacêutica, de defensivos agropecuários, alimentícia e de biocombustíveis. Todavia, espécies nativas estão sendo extintas ou estão em risco de extinção devido à forte ação antrópica antes mesmo que suas características e potencialidades sejam plenamente conhecidas pela Ciência.

Nesse contexto, assume relevância a REDE AGROECOLOGIA CENTRO-OESTE, capaz de acelerar o processo de geração de conhecimentos, tecnologias, inovações, produtos e serviços que viabilizem um salto qualitativo e competitivo na agregação de valor aos recursos naturais do Cerrado.

Os sistemas orgânicos e de base agroecológica contribuem positivamente para o equacionamento da agenda ambiental global (produção & conservação), para o alivio à pobreza e para a garantia da segurança alimentar. A promoção da agroecologia, da produção orgânica e de alimentos saudáveis tem relação importante com a política de segurança alimentar e nutricional do país.

 As últimas Conferências de Segurança Alimentar e as plenárias do CONSEA –Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, apontam a necessidade do país estimular a produção agroecológica e promover uma alimentação saudável. O CONSEA juntamente com o CONDRAF (Conselho Nacional Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar), o Conselho Nacional da Juventude, entre outros movimentos e organizações, vem indicando que a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica é oportuna para a inclusão produtiva, para a valorização do jovem e da mulher e para a promoção da segurança e soberania alimentar.